Casa Steierlein

Casa Steierlein
Jaraguá do Sul - SC
154,0 m²
    Trabalho realizado na disciplina de patrimônio Histórico e Restauração, com a finalidade de apresentar o levantamento arquitetônico, histórico e patrimonial de uma edificação em caráter de patrimônio histórico arquitetônico, objetivando analisar sua estrutura e composição de materiais. 
    A Casa Steierlein localiza-se na cidade de Jaraguá do Sul/SC, no Bairro Garibaldi. Logo, neste bairro surgiram os primeiros núcleos urbanos da cidade de Jaraguá do Sul que, por sua vez, teve sua colonização iniciada por povos Hungareses em 1891 diretamente de Veszprém, Hungria. Estes imigrantes chegaram ao Sul do Brasil, alguns na região atualmente conhecida como Vale do Itajaí e posteriormente foram direcionados por Dr. Blumenau para onde hoje é a cidade de Jaraguá do Sul.
    Segundo Dona Alaíde, a construção da casa data do ano de 1927 (92 anos), neste recorte temporal, a região era uma colônia de agricultores húngaros católicos, que produziam leite para a fábrica Gumz (atual Chocoleite), eventualmente, as edificações eram construídas por meio de mutirões organizados pelos habitantes da própria comunidade. Assim, originalmente a residência teve o objetivo de abrigar uma família de oito pessoas: Franz, Juliana, José, Ana, Elizabeth, Conrado, Francisco e Leopoldo Steierlein.
    A edificação é em estilo construtivo denominado Fachwerkhause com a técnica enxaimel. Nesta edificação, os materiais utilizados são: gaiola de madeira, vedações verticais com tijolos de barro e argamassa, de areia e cal, e pedras para a fundação pontual. 
    Com o passar dos anos, a edificação teve seu uso original modificado, conforme necessidades apresentadas pelas diferentes gerações que habitaram neste objeto de estudo. Onde, atualmente reside o sr. Altamiro Tissi. Dessa maneira, alguns pontos passaram por adaptações e modificações arquitetônicas.
    Junto com o processo de levantamento, foram analisadas as patologias da casa. 
Em destaque:
- Umidade ascendente e descendente;
- Debilitação da estrutura de madeira;
- Descolamento de argamassa, reboco e pintura.
    A partir das patologias, foi desenvolvido um diagnostico apontando a tipologia dos problemas, seus geradores e possíveis soluções (exemplificado na fachada Oeste).
Este projeto foi realizado com: Elizabete Luciani, Juliana Demarchi, Júnia Raulino e Raquele Giovana
Imagens Autorais
Casa Steierlein
Published: